Você deve estar perguntando, o que é e para que serve o planejamento previdenciário não é?
O planejamento previdenciário é um serviço de organização e de preparação pré-aposentadoria que visa a garantir que o trabalhador se aposente de forma mais rápida, recebendo o melhor benefício possível e com o valor mais vantajoso!
Infelizmente, nem todos os segurados entendem a importância de planejar a aposentadoria antes de requere-la.
Como são inúmeros os requisitos a serem cumpridos e preenchidos na data do requerimento da aposentadoria, é necessário atenção às informações constantes do CNIS ( documento importantíssimo para o deferimento do pedido ) como valores contribuídos, pagamentos fora do vencimento, vínculos empregatícios informados fora do prazo, valor de salário de contribuição incorreto dentre outros.
A maioria desconhece que as informações no CNIS não estejam corretas e, se não forem regularizadas antes de requerer a tão sonhada aposentadoria, poderá acarretar inúmeros prejuízos ao segurado com relação ao tipo de aposentadoria mais benéfica e valor do benefício mais vantajoso, quando poderia ter sido muito melhor e mais rápido a concessão caso fosse feito o planejamento previdenciário.
Bem, mas você pode estar pensando que o planejamento previdenciário só beneficia aqueles segurados que estão para requerer a aposentadoria por já ter preenchido os requisitos necessários não é?
Ledo engano! A realização de um planejamento previdenciário pode garantir aos segurados o subsídio para que este no futuro tome a melhor decisão, e consequentemente o acesso ao melhor benefício, evitando os equívocos e recolhimentos desnecessários.
Sabemos que a maioria dos segurados utilizam a ferramenta de simulação de aposentadoria do Meu INSS, mas deve ficar atento se porventura você possuir período de contribuição com erro, salários de contribuição abaixo do mínimo ou seu gênero e data de nascimento também incorretos, pois, se caso não estiverem regularizados, com certeza, o programa reconhecerá os períodos como corretos, quando na verdade não estão, o que impossibilitará a concessão do benefício quando for requerido.
Então, ao fazer o planejamento previdenciário, o advogado especialista em previdenciário irá analisar:
- Acesso ao melhor benefício.
- Organização preventiva da vida contributiva do segurado.
- Análise dos vínculos empregatícios, de modo a observar se estes se enquadram em atividade especial.
- Levantamento e organização dos documentos necessários para ingresso de processo administrativo junto ao INSS – Instituto Nacional do Seguro Social.
- Cálculo da Renda Mensal Inicial correto, pois o simulador fornecido pelo MEUINSS não é confiável pelos motivos já exposto acima.
- Correção de inconsistências (erros) constantes da base de dados do INSS, que muitas vezes diminuem o tempo de contribuição e impedem a concessão do benefício.
Isto porque, ao longo dos anos, é normal surgir alguns questionamentos, como: Será que eu devo me aposentar agora? Quantos anos faltam para eu poder me aposentar? Quais benefícios tenho direito? E qual seria o valor do benefício?
Todos esses questionamentos podem ser respondidos por meio de um bom planejamento previdenciário.
Portanto, se você ainda não fez o seu planejamento previdenciário, ou não sabe como fazê-lo, o mais indicado é que procure um advogado especializado em previdenciário, que possa lhe orientar qual o caminho tomar e se aposentar com a certeza de que receberá a aposentadoria mais vantajosa e com o valor devido!